sexta-feira, 30 de outubro de 2015

MINAS GERAIS...

Amor antigo, desses que se sente na pele, é  o que eu sinto por Minas Gerais, há 36 anos te deixei, a cada visita uma novidade.
Amo por ser bela, florida, charmosa, clima delicioso, acolhedora, belas cachoeiras, cidades maravilhosas etc...

Cachoeira da fumaça

Cachoeira em Gonçalves


Terra fértil de inspiração de grandes músicas e revelação de grandes talentos. Salve Milton Nascimento, Flávio Venturini, Beto Guedes, Pato Fu, Skank, Jota Quest, Fernando Brant e seu universal e mundial craque de futebol Pelé.

Um pouco da história de Minas Gerais
Minas Gerais é um santuário ecológico privilegiado pela biodiversidade da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga; as cadeias de montanhas nas serras são conhecidas como “o mar de Minas”. A diversidade cultural está por todo estado, a miscigenação entre povos indígenas, africanos e portugueses deixou marcas na cultura mineira, influenciando o estilo de vida, as artes, a culinária e o folclore
O estado de Minas Gerais é um dos mais populosos e economicamente mais avançados do Brasil.

Sob o aspecto histórico: cidades erguidas durante o ciclo do ouro no século XVIII consolidaram a colonização do interior do país e estão espalhadas por todo o estado. Alguns eventos marcantes da história brasileira, como a Inconfidência Mineira, a Revolução de 1930, o Golpe Militar de 1964 e a campanha pela abertura política em meados da década de 1980 mais conhecidas como Diretas Já, foram arquitetados em Minas Gerais.

Um dos mais importantes acervos artísticos e arquitetônicos do Brasil colonial está abrigado nas cidades mineiras, destacando-se Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Congonhas, Tiradentes, Sabará e São João Del-Rei.


O arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, conhecido por Aleijadinho, é o nome mais importante do barroco mineiro, tanto por esculturas avulsas quanto por realizações de maior vulto, como os profetas em pedra sabão e os passos da Paixão em Congonhas e a concepção arquitetônica de igrejas como a de São Francisco de Assis em Ouro Preto. Suas obras estão presentes em diversas cidades da região do ouro. Minas Gerais é um dos estados com maior número de museus do país, dedicados não apenas à história mineira, mas também às artes e às ciências.

A religiosidade tem influência marcante nas principais manifestações culturais do povo mineiro, principalmente nas festas folclóricas. Além das tradicionais festas juninas e da folia de reis, destacam-se a Festa do Divino, o congado e a cavalhada.
Paroquia da Sagrada Família em Tres Corações

Ladeiras de Ouro Preto

Feira do Largo de Coimbra

Diamantina

Serra Da Canastra

Mirante das Mangabeiras

 Na cozinha mineira a carne de porco é muito presente, sendo famoso o tutu com lombo de porco, a costelinha de porco e o leitão a pururuca. Também é apreciada a vaca atolada, o feijão tropeiro com torresmo, linguiça e couve, o frango ao molho pardo com angu de fubá e o frango com quiabo ensopado e arroz com pequi. São famosos os doces mineiros, especialmente o doce de leite, como o produzido em Viçosa, a goiabada, a ambrosia. O pão-de-queijo é uma das principais referências da cozinha mineira.

Rios importantes: Rio São Francisco, Parnaíba, Grande, Paraíba do Sul, Doce, Mucuri e Jequitinhonha.

Principais cidades: Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Uberaba, Araguari, Aimorés, Barbacena, Betim, Caratinga, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Juiz de Fora, Varginha e Poços de Caldas. 


Clima: tropical

Fonte: imagens e histórico pesquisados do google

Nenhum comentário:

Postar um comentário